Make your inbox happier!

Subscribe to Our Newsletter

Carne neutra: essa é a proposta de uma fazenda localizada na Zona da Mata Mineira.

Existe uma propriedade em Coronel Pacheco (MG), que há oito anos cultiva árvores de eucalipto para neutralizar a emissão do gás metano liberado pelos bois na atmosfera. Como isso ocorre: o gás metano em grande quantidade na atmosfera contribui sensivelmente para o efeito estufa. Isso acontece, pois as moléculas desse gás são 21 vezes mais …

Existe uma propriedade em Coronel Pacheco (MG), que há oito anos cultiva árvores de eucalipto para neutralizar a emissão do gás metano liberado pelos bois na atmosfera.

Como isso ocorre: o gás metano em grande quantidade na atmosfera contribui sensivelmente para o efeito estufa. Isso acontece, pois as moléculas desse gás são 21 vezes mais potentes do que o dióxido de carbono, por exemplo.

Mas, com o processo de fotossíntese, das árvores de eucalipto é possível neutralizar esses impactos, retirando o gás carbono da atmosfera e assim produzindo a carne neutra.

Uma carne carbono zero, que ao pé da letra, não precisou agredir a natureza para chegar ao seu prato.

Leonardo Resende, administrador da fazenda, explica que essa é uma prática caracterizada como plantio integrado, uma vez que as árvores também são comercializadas.

A propriedade possui 100 hectares de árvores plantadas, o que equivale a 100 campos de

futebol.

A técnica que combina plantação de árvores e criação de gado e chamada de silvipastoril e precisa ser acompanhada por instituições responsáveis por manter o bem-estar dos animais, o crescimento sustentável das árvores e as normalidades do solo.

Na fazendo do Leonardo, esse acompanhamento é feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa) e pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas.

E aí, o que você achou dessa ideia ecoalizadora? Comente e compartilhe!

Fonte: Como Será?

Larissa Martins

Larissa Martins

A @lariecoaliza acredita que sustentabilidade é um exercício de cidadania que deve ser praticado por todos: governos, empresas privadas e população. E depois de anos praticando a sustentabilidade sozinha – do jeito que aprendeu com os seus pais – entendeu que chegou a hora de compartilhar o seu conhecimento e assim construir uma rede de sustentabilidade com potencial para ecoalizar o vizinho, a rua, o bairro, o país e o mundo. Afinal, cada ação sustentável pode (obviamente) fazer muita diferença. E aí, vamos nessa?
Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Leave a Reply

Fique por dentro das últimas
novidades em sustentabilidade!

Inscreva-se na nossa newsletter e seja um agente da mudança!