Make your inbox happier!

Subscribe to Our Newsletter

Conheça o fungo capaz de comer plástico

Estudos realizados pelos cientistas dos Reais Jardins Botânicos, no Reino Unido - apontam que existe na natureza cogumelos que comem plástico. De tamanho similar a um pequeno tomate, espécie aspergillus tubingensis foi capaz de decompor um dos principais violões do meio ambiente em semana. No experimento foi utilizado o polyester polyurethane, um tipo de material …

Estudos realizados pelos cientistas dos Reais Jardins Botânicos, no Reino Unido – apontam que existe na natureza cogumelos que comem plástico.

De tamanho similar a um pequeno tomate, espécie aspergillus tubingensis foi capaz de decompor um dos principais violões do meio ambiente em semana.

No experimento foi utilizado o polyester polyurethane, um tipo de material que demora anos para desaparecer por completo da natureza.

Uma das responsáveis pelo estudo é Ester Gaya, que agora, buscam junto com sua equipe uma maneira de replicar essa habilidade especial dos fungos.

Essa seria uma maneira de controlar o crescente problema da poluição plástica do planeta.

Além disso, a espécie também pode ser utilizada para fins medicinais e nutricionais, e ainda apresenta grande potencial para a produção de novos biocombustíveis.

Atualmente a ciência já nomeou mais de 140 mil espécies de fungos. Mas, a instituição britânica acredita na existência de aproximadamente mais de três milhões de cogumelos diferentes.

Essa diferença se dá ao fato da maior parte dos fungos não serem visíveis a olho nu, podendo estar escondido em qualquer parte do ecossistema, como por exemplo no solo.

Outro ponto percebido pelos cientistas é que existes espécies crípticas, ou seja, espécies “parecidas” mas que na verdade são diferentes.

Só na China, existem mais de mil espécies comestíveis e 800 utilizadas para fins medicinais.

Fonte: State of Word’s Fungi

Larissa Martins

Larissa Martins

A @lariecoaliza acredita que sustentabilidade é um exercício de cidadania que deve ser praticado por todos: governos, empresas privadas e população. E depois de anos praticando a sustentabilidade sozinha – do jeito que aprendeu com os seus pais – entendeu que chegou a hora de compartilhar o seu conhecimento e assim construir uma rede de sustentabilidade com potencial para ecoalizar o vizinho, a rua, o bairro, o país e o mundo. Afinal, cada ação sustentável pode (obviamente) fazer muita diferença. E aí, vamos nessa?
Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Leave a Reply

Fique por dentro das últimas
novidades em sustentabilidade!

Inscreva-se na nossa newsletter e seja um agente da mudança!