Make your inbox happier!

Subscribe to Our Newsletter

Educação ambiental: Faber-Castell incentiva projeto de reciclagem nas escolas e apoia a formação de uma nova geração mais consciente 

A educação ambiental é um pilar essencial para a promover a mudança no comportamento em relação ao descarte de materiais recicláveis, resultando na construção de um futuro sustentável, desempenhando um papel de extrema importância na criação de uma sociedade mais resiliente e consciente. Reforçando seu compromisso com a sustentabilidade, a Faber-Castell, marca líder mundial na …

A educação ambiental é um pilar essencial para a promover a mudança no comportamento em relação ao descarte de materiais recicláveis, resultando na construção de um futuro sustentável, desempenhando um papel de extrema importância na criação de uma sociedade mais resiliente e consciente. Reforçando seu compromisso com a sustentabilidade, a Faber-Castell, marca líder mundial na produção de EcoLápis, firmou uma parceria n​​o “Recicle na Escola”, projeto criado pela startup so+ma.

O programa foi criado com o objetivo de promover a mudança de comportamento do cidadão em relação ao descarte de materiais recicláveis em prol da conservação do meio ambiente, consumo consciente e reciclagem: com mais de 5 anos de existência, a iniciativa “Recicle na Escola” já arrecadou mais de 19 toneladas de plástico, contribuindo significativamente para a aplicação prática do ESG dentro do ambiente escolar e gerando mudanças de comportamento entre alunos e suas famílias. A Faber-Castell promove o programa, incentivando ainda mais a participação ativa dos estudantes na reciclagem e apoiando a inserção da educação ambiental na rotina da comunidade. A dinâmica é fácil e incentiva o hábito da reciclagem. Para participar os alunos entregam embalagens plásticas nas escolas, a cada quilo entregue as crianças recebem 100 pontos que acumulados podem ser trocados por produtos Faber-Castell.

“A Faber-Castell acredita que a educação ambiental é fundamental para o desenvolvimento humano, promovendo um mundo mais justo, igualitário e sustentável. Ao apoiarmos um projeto dentro da comunidade escolar, estamos contribuindo para que alunos e famílias se engajem na causa conosco”, afirma Miguel Feres, diretor de Recursos Humanos e Sustentabilidade da Faber-Castell. “Falar sobre educação ambiental é assumir o compromisso de trabalhar o problema do desequilíbrio ambiental em sua origem. Pessoas com consciência ambiental influenciam positivamente seus círculos sociais – ou seja, vemos essa iniciativa como uma forma de ensinar os futuros líderes do mundo a serem mais conscientes e responsáveis”, complementa.

“A Faber Castell é uma grande parceira da so+ma no programa Recicle na Escola. Juntos, estamos somando esforços e garantindo que, cada vez mais, as pessoas possam transformar a intenção de reciclar em ação prática. Ao levarmos esse conceito para dentro da comunidade escolar, estamos contribuindo para o engajamento das famílias na prática do ESG. A criança que recicla hoje se tornará um adulto mais consciente de suas responsabilidades individuais para um mundo mais sustentável”, destaca a cientista comportamental Claudia Pires, CEO da so+ma.

Como funciona o programa

No “Recicle na Escola”, os alunos são incentivados a separar materiais plásticos recicláveis em casa e levá-los à escola para reciclagem. A cada quilo de plástico entregue, o estudante ganha 100 pontos, que podem ser trocados por diversas vantagens e produtos, incluindo materiais escolares da Faber-Castell. O processo é simples e acessível: basta verificar os pontos no aplicativo e clicar em “Resgatar” para receber a recompensa na escola.

Como participar e garantir a circularidade 

Podem participar do programa todos os alunos de escolas parceiras do Recicle na Escolas. Para isso, os responsáveis devem se cadastrar no site da so+ma (www.somavantagens.com.br) e baixar o aplicativo so+ma vantagens. Depois, basta levar o material reciclado em uma embalagem devidamente identificada com o nome completo e a turma do estudante e um operador do programa comparecerá ao colégio para receber, pesar e registrar a pontuação no sistema. O resíduo entregue nas instituições de ensino é destinado às cooperativas parceiras da so+ma, que fazem a triagem e venda desse material para a indústria, garantindo adicionalidade de volume e a circularidade.

Larissa Martins

Larissa Martins

A @lariecoaliza acredita que sustentabilidade é um exercício de cidadania que deve ser praticado por todos: governos, empresas privadas e população. E depois de anos praticando a sustentabilidade sozinha – do jeito que aprendeu com os seus pais – entendeu que chegou a hora de compartilhar o seu conhecimento e assim construir uma rede de sustentabilidade com potencial para ecoalizar o vizinho, a rua, o bairro, o país e o mundo. Afinal, cada ação sustentável pode (obviamente) fazer muita diferença. E aí, vamos nessa?
Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Leave a Reply

Fique por dentro das últimas
novidades em sustentabilidade!

Inscreva-se na nossa newsletter e seja um agente da mudança!