Make your inbox happier!

Subscribe to Our Newsletter

5 toneladas de latinhas coletadas durante os shows do Bruno Mars em São Paulo serão destinadas à reciclagem

Em ação para promover a economia circular durante os shows do Bruno Mars em São Paulo, a Novelis, líder global em reciclagem de alumínio, coletou aproximadamente cinco toneladas de latinhas de alumínio descartadas pelos fãs do Bruninho, no Estádio Morumbis. Após um ano da sua última performance no país, o terceiro artista mais ouvido nas …

Em ação para promover a economia circular durante os shows do Bruno Mars em São Paulo, a Novelis, líder global em reciclagem de alumínio, coletou aproximadamente cinco toneladas de latinhas de alumínio descartadas pelos fãs do Bruninho, no Estádio Morumbis. Após um ano da sua última performance no país, o terceiro artista mais ouvido nas plataformas de música se apresentou nos dias 4, 5, 8, 9, 12 e 13 de outubro.

A coleta das latinhas descartadas foi realizada pela Rede Sul, empresa de logística reversa, que conecta cooperativas para comercialização de resíduos recicláveis, e o programa de apoio a catadores autônomos de recicláveis, o RedeTransforma. O material foi recebido pela Cooperativa da Ponte Baixa – COOPERPOBA e então transportada para o Centro de Coleta da Novelis em São Paulo. O material ainda seguirá para a fábrica da empresa em Pindamonhangaba (SP), considerada o maior complexo de laminação e reciclagem de alumínio do mundo.

“Participar de grandes eventos em São Paulo é uma oportunidade incrível para reforçarmos nosso compromisso com a sustentabilidade. Através da parceria com o RedeTransforma, conseguimos coletar cerca de cinco toneladas de latinhas de alumínio, permitindo que esse material voltem ao ciclo produtivo. Essa colaboração não só valoriza o trabalho dos catadores autônomos, mas também contribui para que o Brasil mantenha a liderança no índice de reciclagem de latas, superando 95% há mais de 15 anos. Estamos entusiasmados em fazer parte de eventos tão significativos e, ao mesmo tempo, promover a conscientização sobre a reciclagem e o reaproveitamento do alumínio”, comenta Gustavo Faria, gerente sênior de Negócios de Metal da Novelis.

Conheça o processo de circularidade do alumínio

Atualmente, a Novelis possui 15 Centros de Coleta distribuídos estrategicamente de Norte a Sul do Brasil. Esse modelo, considerado pioneiro no país, foi desenvolvido para ampliar a coleta de latas de alumínio. Nesses locais, cooperativas e demais fornecedores vendem a sucata de alumínio, que posteriormente é enviada à fábrica de Pindamonhangaba, onde ocorre a reciclagem.

Com capacidade para laminar 720 mil toneladas por ano e reciclar 500 mil toneladas por ano, a unidade de Pindamonhangaba é o principal complexo da Novelis no mundo. A possibilidade de ser reciclado infinitas vezes sem perder suas propriedades é uma das características que contribuem para o sucesso da circularidade do alumínio.

O ciclo de vida de uma latinha de alumínio dura aproximadamente 60 dias. Isso significa que, desde o momento em que o consumidor escolhe uma bebida em lata na prateleira até a latinha reciclada retornar ao comércio, se passam cerca de dois meses, tempo suficiente para que o processo de coleta, reciclagem e fabricação aconteça, tornando-a novamente disponível para o consumo.

Larissa Martins

Larissa Martins

A @lariecoaliza acredita que sustentabilidade é um exercício de cidadania que deve ser praticado por todos: governos, empresas privadas e população. E depois de anos praticando a sustentabilidade sozinha – do jeito que aprendeu com os seus pais – entendeu que chegou a hora de compartilhar o seu conhecimento e assim construir uma rede de sustentabilidade com potencial para ecoalizar o vizinho, a rua, o bairro, o país e o mundo. Afinal, cada ação sustentável pode (obviamente) fazer muita diferença. E aí, vamos nessa?
Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Leave a Reply

Fique por dentro das últimas
novidades em sustentabilidade!

Inscreva-se na nossa newsletter e seja um agente da mudança!