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Bate-Papo com Claudia Leite da Nespresso

No Dia Nacional do Café, convidei a minha amiga Claudia Leite - Gerente da área de Criação de Valor Compartilhado da Nespresso Brasil, para um bate-papo descontraído sobre essa bebida que é paixão mundial. Além de contextualizar algumas questões culturais sobre o tema, Claudia também me contou sobre algumas das ações que a Nespresso está …

Dia Nacional do Café

No Dia Nacional do Café, convidei a minha amiga Claudia Leite – Gerente da área de Criação de Valor Compartilhado da Nespresso Brasil, para um bate-papo descontraído sobre essa bebida que é paixão mundial.

Além de contextualizar algumas questões culturais sobre o tema, Claudia também me contou sobre algumas das ações que a Nespresso está realizando em consequência do Covid-19. 

Outra novidade é que desde o início de maio, a marca organiza uma mudança gradativa das embalagens que ocorrerá em todas as linhas. A Nespresso anunciou a semana passada que 80% de suas cápsulas já estão sendo produzidas com alumínio reciclado. 

Portanto, as primeiras cápsulas a serem adaptadas ao novo modelo serão as da variedade Master Origin Colombia, um dos cafés da linha regular e doméstica da Nespresso. A transformação terá início na Europa a partir do mês de maio e começará no Brasil em julho.

Em suma, até o final de 2021, a empresa espera que toda a sua linha doméstica e também Vertuo, comercializada em mercados como Estados Unidos e Europa, estejam em conformidade com o novo formato. Além das cápsulas, as caixas das máquinas Nespresso também estão sendo produzidas com 95% de material reciclado desde o início de março.

Sobre o Alumínio

O alumínio reciclado requer 95% menos energia para produção do que o alumínio virgem, e acima de tudo é o mais adequado para um modelo de negócios circular, além de colaborar com uma redução significativa na pegada de carbono. O insumo é considerado um dos recursos mais valiosos do mundo.

Além disso, ele pode ser refundido e reutilizado infinitamente, permitindo uma segunda vida aos resíduos gerados. Ou seja, esse material foi escolhido pela Nespresso pois é capaz de proteger o frescor, o sabor e o aroma do café. E o mais importante: é infinitamente reciclável.

No Brasil, a Nespresso investe mais de R$ 5 milhões de reais por ano em ações ligadas à sustentabilidade. Desde de 2011, também assumiu a responsabilidade de separar o pó de café do alumínio.

Atualmente, a companhia possui 157 pontos de coleta espalhados pelo Brasil e sua taxa global de reciclagem efetiva no país é de 23.

 

Larissa Martins

Larissa Martins

A @lariecoaliza acredita que sustentabilidade é um exercício de cidadania que deve ser praticado por todos: governos, empresas privadas e população. E depois de anos praticando a sustentabilidade sozinha – do jeito que aprendeu com os seus pais – entendeu que chegou a hora de compartilhar o seu conhecimento e assim construir uma rede de sustentabilidade com potencial para ecoalizar o vizinho, a rua, o bairro, o país e o mundo. Afinal, cada ação sustentável pode (obviamente) fazer muita diferença. E aí, vamos nessa?
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