Make your inbox happier!

Subscribe to Our Newsletter

Sua empresa é sustentável?

Uso consciente do papel ao copinho de plástico. Esses são alguns dos itens que podem servir de parâmetro para você refletir sobre o título deste texto. Mas se por acaso, na sua empresa ninguém (ninguém mesmo) seja dono de uma garrafa ou copo reutilizável. Sinto dizer, a sua empresa não é nada sustentável! A boa …

Uso consciente do papel ao copinho de plástico. Esses são alguns dos itens que podem servir de parâmetro para você refletir sobre o título deste texto.

Mas se por acaso, na sua empresa ninguém (ninguém mesmo) seja dono de uma garrafa ou copo reutilizável. Sinto dizer, a sua empresa não é nada sustentável!

A boa notícia é que nunca é tarde para adotar novos hábitos. É claro que para uma empresa ser considerada ecologicamente correta, existem diversas diretrizes a serem seguidas.

Entretanto, ninguém precisa mudar a rotina da noite para dia.

E a primeira coisa que toda equipe deve saber é que uma empresa sustentável tem a consciência de que para gerar lucros, não é necessário agredir o meio ambiente.

E agora você deve estar se perguntando: mas, como minhas atividades corporativas podem impactar o planeta?

Simples! Talvez seja no consumo excessivo de papel ou na quantidade de impressão realizadas por dia. Também pode ser com o uso descontrolado de copinhos plásticos e até mesmo na quantidade de funcionários realizando horas extras (fator que impacta e muito o consumo de energia). Sem contar o desperdício de comida (em caso de empresas que possuem refeitórios).

Mas para ajudar você a criar uma nova política de sustentabilidade para começar 2019 com muitas atitudes sustentáveis, preparamos uma lista com 5 itens básicos e ideais para pequenos ou grandes negócios. Confira!

  1. O copinho: Elimine de vez o copinho plástico. Além de não ser elegante, polui e muito o meio ambiente. No Brasil são consumidos 720 milhões de copinhos plástico por dia. Isso dá uma volta e meia no planeta Terra. Então, seja para o café ou a água, incentive seus funcionários a utilizarem copo ou canecas reutilizáveis.
  2. Papel: Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABDG) 36% das impressão são desnecessárias. Sem contar que a maioria das pessoas não utilizam a frente e o verso da folha ou não reutilizam para rascunho. Uma maneira de acabar com esse tipo de desperdício é estimular o uso da tecnologia contra o desperdício. Atualmente, é quase raro a utilização de impressos para comprovação de algum informação. Então é só colocar tudo no celular e pronto.
  3. Carro: Que tal incentivar a carona solidária ou implementar o fretado coletivo na sua empresa? Esse é um caminho mais do que eficaz para evitar a produção de CO2 e assim nocivamente os efeitos dos gases estufa no planeta.
  4. Comida: Se a sua empresa não possui refeitório, incentive o movimento “segunda sem carne” aos seus funcionários. A criação animal é um dos maiores vilões do efeito estufa. E existem diversas fontes de proteínas que podem substituir esse item do nosso prato. Agora, se a sua empresa possui refeitório, controle o desperdício de alimentos. Não é legal jogar comida fora. Para a análise desse controle, leve em consideração o que o seu público (funcionários) gosta de comer e assim crie refeições balanceadas que com certeza irá agradar a todos.
  5. Horas extras e consumo de energia: Tudo bem que às vezes é inevitável, mas a constante pode ser um problema para o meio ambiente, pois a ação gera maior consumo de energia. Então estabeleça algumas metas para essa questão. Uma ou duas horas para casos extremos, trinta minutos para casos menos extremos e quinze minutos apenas três vezes na semana.
    Essas são algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a crescer de maneira mais sustentável. Mas nada impende que você análise suas atividades e crie sua própria política de melhorias. O planeta agradece!
Larissa Martins

Larissa Martins

A @lariecoaliza acredita que sustentabilidade é um exercício de cidadania que deve ser praticado por todos: governos, empresas privadas e população. E depois de anos praticando a sustentabilidade sozinha – do jeito que aprendeu com os seus pais – entendeu que chegou a hora de compartilhar o seu conhecimento e assim construir uma rede de sustentabilidade com potencial para ecoalizar o vizinho, a rua, o bairro, o país e o mundo. Afinal, cada ação sustentável pode (obviamente) fazer muita diferença. E aí, vamos nessa?
Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Leave a Reply

Fique por dentro das últimas
novidades em sustentabilidade!

Inscreva-se na nossa newsletter e seja um agente da mudança!