Make your inbox happier!

Subscribe to Our Newsletter

Dia do Consumidor: 3 tendências de consumo sustentável para os próximos anos

Em meio à crescente crise climática, a sustentabilidade tornou-se um fator decisivo nas escolhas de consumo dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa da APAS (Associação Paulista de Supermercados), 95% dos consumidores priorizam empresas comprometidas com práticas sustentáveis. Além disso, 88% adotam ativamente mais de cinco práticas sustentáveis no dia a dia, entre elas: evitar …

Em meio à crescente crise climática, a sustentabilidade tornou-se um fator decisivo nas escolhas de consumo dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa da APAS (Associação Paulista de Supermercados), 95% dos consumidores priorizam empresas comprometidas com práticas sustentáveis. Além disso, 88% adotam ativamente mais de cinco práticas sustentáveis no dia a dia, entre elas:

  • evitar o desperdício de alimentos
  • reaproveitar água.

Esses números refletem uma mudança profunda no comportamento do consumidor, que exige responsabilidade ambiental das marcas e que começa a reconhecer cada vez mais o seu papel na preservação do planeta.

“Temos até 2030 para implementar mudanças radicais nas emissões de gases de efeito estufa, limitando o aumento da temperatura global. De acordo com muitos especialistas, esse é o ponto de inflexão. Por isso, precisamos agir de forma coordenada e imediata para evitar danos irreversíveis, como eventos climáticos extremos, a elevação do nível do mar e a perda de biodiversidade. Infelizmente, os impactos já são visíveis. Não podemos normalizar as tragédias; é urgente adotar práticas mais sustentáveis agora”, destaca Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save, o app nº1 no Brasil no combate ao desperdício de alimentos.

3 tendências de consumo sustentável que estão moldando o futuro do Brasil e do planeta

  • Consumo consciente de energia: a partir de 2025, o consumo de energia renovável já será mais acessível e integrado ao nosso cotidiano, tanto em residências quanto em empresas. Dispositivos inteligentes, como termostatos e eletrodomésticos de baixo consumo, já são a preferência dos consumidores. A adoção de veículos elétricos também será uma tendência crescente, não só para hábitos mais sustentáveis, mas também para a economia pessoal. Além disso, o gerenciamento inteligente de energia, como sistemas solares domésticos, vão proporcionar maior independência energética e pode ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

  • Combate ao desperdício de alimentos: ONU estima que 8% a 10% das emissões globais de gases de efeito estufa estão relacionadas ao desperdício de alimentos – o que equivale a mais de 3 bilhões de toneladas de gases como CO₂ e metano. Adotar práticas para evitar esse desperdício de comida é uma das formas mais eficazes de reduzir as emissões. A Food To Save é uma startup que usa a tecnologia e conecta consumidores a supermercados, padarias, hotéis e indústrias para salvar alimentos próximos do vencimento ou fora do padrão. As Sacolas Surpresa, que oferecem descontos de até 70%, são uma ótima maneira de contribuir para a redução do desperdício, conhecer novas marcas e economizar.

  • O upcycling chegou para transformar: O upcycling é o processo de transformar materiais descartados em novos produtos com maior valor ou funcionalidade, sem a necessidade de processos industriais complexos. Ao contrário da reciclagem, que pode reduzir a qualidade do material, o upcycling visa aumentar seu valor e utilidade. O foco é eliminar resíduos, promover a circulação de produtos e regenerar o meio ambiente. Marcas de diversos setores, como a moda, já estão adotando essa prática, oferecendo aos consumidores produtos de qualidade a preços mais acessíveis.

Larissa Martins

Larissa Martins

A @lariecoaliza acredita que sustentabilidade é um exercício de cidadania que deve ser praticado por todos: governos, empresas privadas e população. E depois de anos praticando a sustentabilidade sozinha – do jeito que aprendeu com os seus pais – entendeu que chegou a hora de compartilhar o seu conhecimento e assim construir uma rede de sustentabilidade com potencial para ecoalizar o vizinho, a rua, o bairro, o país e o mundo. Afinal, cada ação sustentável pode (obviamente) fazer muita diferença. E aí, vamos nessa?
Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Leave a Reply

Fique por dentro das últimas
novidades em sustentabilidade!

Inscreva-se na nossa newsletter e seja um agente da mudança!