Make your inbox happier!

Subscribe to Our Newsletter

Festa de casamento pode gerar 182 kg de resíduos

Um estudo realizado pelo livro The Green Bride Guide apontou que, em média, uma festa de casamento para 100 pessoas pode gerar 182 kg de lixo. Ao fazer as contas, tem-se uma estimativa de 85.540 toneladas de lixo geradas. Esses números demonstram a importância em se falar sobre o tema casamento sustentável e práticas que …

Um estudo realizado pelo livro The Green Bride Guide apontou que, em média, uma festa de casamento para 100 pessoas pode gerar 182 kg de lixo. Ao fazer as contas, tem-se uma estimativa de 85.540 toneladas de lixo geradas. Esses números demonstram a importância em se falar sobre o tema casamento sustentável e práticas que ajudem a reduzir os danos ao meio ambiente e à sociedade.

Nesse contexto, a escolha do espaço é fundamental, por já incorporar práticas ecológicas:

  • como o uso de energia renovável por meio de painéis solares
  • compostagem de resíduos, que vira adubo para a manutenção das áreas verdes.

Além da seleção do espaço, a gestão eficiente dos resíduos, a redução do uso de materiais nocivos ao meio ambiente e o incentivo a práticas locais são essenciais para um evento verdadeiramente sustentável. Essas iniciativas, aliadas à priorização de fornecedores locais, à inclusão de diversos perfis e à busca por práticas que promovam a diversidade, demonstram um compromisso abrangente com um casamento que respeita e valoriza o planeta e suas comunidades.

7 dicas para produzir um casamento sustentável

  1. A Escolha do Espaço: O Espaço Cinco Elementos, onde acontecerá o Essence Wedding, já possui fonte de energia renovável (painel solar). Além disso, parte dos resíduos é compostada e vira adubo para manter a área verde. “Escolher um local que já tem dentro do seu formato práticas como reciclagem, compostagem e formas de energia renováveis auxilia muito os noivos que desejam fazer um casamento sustentável”, pontua Darlene Medeiros, assessora de casamentos e organizadora do evento Essence Wedding.
  2. Gestão de Resíduos e Compostagem: A organização do Essence Wedding se responsabiliza e gerencia o plano de resíduos provenientes do evento. A preferência é pelo uso de itens reutilizáveis ou recicláveis. Também há a contratação de um serviço de compostagem, realizado pela Composta +. Na edição do Essence Wedding 2023, foram compostados 183,75 kg de resíduos orgânicos, de acordo com o relatório apresentado pela empresa. 
  3. Compensação das emissões de carbono: Em conjunto com a empresa EccaPlan, em 2024 o Essence Wedding irá fazer a compensação das emissões de CO2 relacionadas à montagem, desmontagem e realização do evento (deslocamento de todo o staff, equipe de cenografia, gerador de energia e resíduos gerados). De acordo com a EccaPlan, empresa responsável pela compensação, 1.000 kg de CO2 serão compensados e 6 árvores serão plantadas.
  4. Redução do uso da espuma floral: A espuma floral é um material poroso utilizado em arranjos florais para fixar e sustentar os caules das flores e folhagens. No entanto, ela é feita a partir de micropartículas de plástico comprimidas, o que é tóxico e extremamente prejudicial para o meio ambiente. Nesta edição do Essence Wedding, haverá o uso de arranjos sem o uso de espuma floral.
  5. Priorização de produtores locais: As organizadoras do evento têm trabalhado para que a parte gastronômica do Essence Wedding priorize produtores locais, como forma de impulsionar a economia regional e reduzir a pegada de carbono.
  6. Inclusão e diversidade: Estes pilares da sustentabilidade também farão parte do Essence Wedding. Segundo as organizadoras, a ideia é promover um ambiente que permita aproveitar a singularidade de cada participante. Um exemplo disso será a presença de modelos com diferentes biotipos nos desfiles.
  7. Buscar fornecedores alinhados com a questão da sustentabilidade: De acordo com Darlene, um dos pontos que é essencial é buscar fornecedores que já tenham a preocupação com a sustentabilidade e, se possível, que já adotem estas práticas.
Larissa Martins

Larissa Martins

A @lariecoaliza acredita que sustentabilidade é um exercício de cidadania que deve ser praticado por todos: governos, empresas privadas e população. E depois de anos praticando a sustentabilidade sozinha – do jeito que aprendeu com os seus pais – entendeu que chegou a hora de compartilhar o seu conhecimento e assim construir uma rede de sustentabilidade com potencial para ecoalizar o vizinho, a rua, o bairro, o país e o mundo. Afinal, cada ação sustentável pode (obviamente) fazer muita diferença. E aí, vamos nessa?
Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Leave a Reply

Fique por dentro das últimas
novidades em sustentabilidade!

Inscreva-se na nossa newsletter e seja um agente da mudança!