Make your inbox happier!

Subscribe to Our Newsletter

Lava-louças: conheça os segredos do eletrodoméstico mais sustentável da cozinha

No próximo dia 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água, data instituída pela ONU para conscientizar sobre a importância desse recurso vital. Enquanto o mundo debate soluções para a escassez hídrica, pequenas escolhas do cotidiano ganham destaque na busca por sustentabilidade. Uma delas está na cozinha: usar lava-louças em vez de lavar louça manualmente …

No próximo dia 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água, data instituída pela ONU para conscientizar sobre a importância desse recurso vital. Enquanto o mundo debate soluções para a escassez hídrica, pequenas escolhas do cotidiano ganham destaque na busca por sustentabilidade. Uma delas está na cozinha: usar lava-louças em vez de lavar louça manualmente pode reduzir drasticamente o consumo de água. A novidade é que a tecnologia está tornando esse processo ainda mais eficiente, como mostra o novo lançamento da Brastemp.

Lavar louças à mão pode gerar um desperdício de até 40 litros de água por ciclo, dependendo do hábito de deixar a torneira aberta para enxaguar. Já as lava-louças modernas, consomem até 6 vezes menos — em média, 7 litros por ciclo —, graças a sistemas inteligentes que dosam água e energia. Além disso, eletrodomésticos evitam o desperdício ao centralizar a limpeza, eliminando a necessidade de pré-lavagens repetitivas.

Tecnologia a favor da economia

A Brastemp acaba de lançar um modelo que reforça essa vantagem sustentável. Equipada com o Smart Sensor, a lava-louças detecta o nível de sujeira e ajusta automaticamente o tempo e a quantidade de água necessários. “Isso evita o uso excessivo de recursos, garantindo eficiência sem sacrificar resultados”, explica Gabriel Barbieri Silva, diretor de Marketing da Whirlpool.

Outro diferencial é a função Acquaspray, que utiliza jatos estratégicos para pré-lavar as louças acumuladas ao longo do dia, eliminando odores sem desperdício. Com capacidade para 14 serviços, o modelo atende a rotinas intensas, reduzindo a necessidade de múltiplos ciclos.

Muitos ainda associam a lava-louças ao ‘luxo’, mas ela é uma ferramenta de consumo responsável. Além da economia de água, o eletrodoméstico reduz o tempo gasto em tarefas domésticas — um benefício relevante em um país onde 75% das pessoas realizam afazeres domésticos diários, segundo o IBGE. Neste Dia Mundial da Água, repensar hábitos cotidianos pode ser o primeiro passo para um futuro mais sustentável. E, como mostra a tecnologia, é possível unir praticidade, economia e cuidado com o planeta — uma gota de cada vez.

Larissa Martins

Larissa Martins

A @lariecoaliza acredita que sustentabilidade é um exercício de cidadania que deve ser praticado por todos: governos, empresas privadas e população. E depois de anos praticando a sustentabilidade sozinha – do jeito que aprendeu com os seus pais – entendeu que chegou a hora de compartilhar o seu conhecimento e assim construir uma rede de sustentabilidade com potencial para ecoalizar o vizinho, a rua, o bairro, o país e o mundo. Afinal, cada ação sustentável pode (obviamente) fazer muita diferença. E aí, vamos nessa?
Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Leave a Reply

Fique por dentro das últimas
novidades em sustentabilidade!

Inscreva-se na nossa newsletter e seja um agente da mudança!