Make your inbox happier!

Subscribe to Our Newsletter

Por que devemos tentar reduzir o consumo de proteína animal?

Atualmente, estima-se que 79 milhões de pessoas no mundo são veganas. "O veganismo é um chamado para a consciência e para a responsabilidade, é uma oportunidade para as pessoas adotarem em seu cotidiano uma abordagem mais ética e respeitosa com os animais", afirma Taís Toledo, diretora de políticas alimentares da organização internacional Sinergia Animal. No Brasil, segundo o IBGE, …

Atualmente, estima-se que 79 milhões de pessoas no mundo são veganas. “O veganismo é um chamado para a consciência e para a responsabilidade, é uma oportunidade para as pessoas adotarem em seu cotidiano uma abordagem mais ética e respeitosa com os animais”, afirma Taís Toledo, diretora de políticas alimentares da organização internacional Sinergia Animal.

No Brasil, segundo o IBGE, só na primeira metade de 2023 foram abatidos mais de 3,2 bilhões de frangos, suínos e bovinos. São quase 205 animais mortos por segundo no país. E, infelizmente, o número real de abates é ainda maior, se incluirmos:

  • carneiros
  • coelhos
  • patos e outras aves

E uma quantidade imensurável de peixes e demais animais aquáticos, como polvos, lulas e caranguejos. Ao redor do mundo, os dados mais recentes apontam que o número de animais terrestres criados e abatidos para consumo está mais alto do que nunca: de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), aproximadamente 92,2 bilhões de animais terrestres são mortos anualmente pela indústria global de alimentos.

Para dar o primeiro passo ou explorar as possibilidades de uma dieta compassiva, a organização disponibiliza em seu site um Guia de Leites Vegetais e o e-book 15 Receitas Veganas Inspiradas no Mar, que podem ser baixados gratuitamente.

Larissa Martins

Larissa Martins

A @lariecoaliza acredita que sustentabilidade é um exercício de cidadania que deve ser praticado por todos: governos, empresas privadas e população. E depois de anos praticando a sustentabilidade sozinha – do jeito que aprendeu com os seus pais – entendeu que chegou a hora de compartilhar o seu conhecimento e assim construir uma rede de sustentabilidade com potencial para ecoalizar o vizinho, a rua, o bairro, o país e o mundo. Afinal, cada ação sustentável pode (obviamente) fazer muita diferença. E aí, vamos nessa?
Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Leave a Reply

Fique por dentro das últimas
novidades em sustentabilidade!

Inscreva-se na nossa newsletter e seja um agente da mudança!