Make your inbox happier!

Subscribe to Our Newsletter

Valor do quilômetro rodado de carros elétricos é 73,6% mais barato do que a combustão

No dia 10 de agosto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a inflação oficial do país, em agosto. Esta foi a primeira vez, nos últimos 12 meses, que o Brasil registrou deflação de 0,11%. O principal responsável por essa queda foi a energia elétrica residencial, que registrou queda de 4,21%. Com base …

No dia 10 de agosto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a inflação oficial do país, em agosto. Esta foi a primeira vez, nos últimos 12 meses, que o Brasil registrou deflação de 0,11%. O principal responsável por essa queda foi a energia elétrica residencial, que registrou queda de 4,21%.

Com base no valor médio do kWh é de 80 centavos, segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e o custo médio do litro da gasolina em território nacional é de R$ 6,17, considerando dados oficiais da Petrobras. O que isso significa para o bolso do consumidor?

Se levarmos em conta o tanque de combustível de 55 litros do carro a combustão líder de vendas no Brasil, este ano, até o momento, seria necessário R$ 339,35. Em contrapartida, para carregar totalmente a bateria do EX30, carro elétrico premium mais vendido do país, em 2025, o cliente desembolsa R$ 55,20.

Considerando que o modelo a combustão rode 10km/l, chegaria a uma autonomia de 550 quilômetros, que dá um custo médio de R$ 0,617 por quilômetro. O EX30, por sua vez, tem autonomia aferida oficialmente pelo Inmetro de 338 km, que representa R$ 0,163 para cada quilômetro rodado. Resumindo: o custo do quilômetro rodado do EX30 é 73,6% mais barato do que o modelo a combustão líder de vendas no Brasil.

Elétrico ou combustão?

Formado em economia e com boa parte da carreira realizada em finanças, Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, faz uma análise fria desta realidade.

“Temos muitos clientes que chegam até a gente com inúmeras dúvidas relacionadas a carros elétricos e é muito importante ajudarmos a tirar estas dúvidas. O carro elétrico não é positivo só pela economia no valor do quilômetro rodado no bolso do consumidor, ele representa um benefício em diversos sentidos, como o fato de não emitir gases de efeito estufa e contribuir positivamente para a redução da poluição sonora, por exemplo.”, explica Godoy.

Vale ressaltar que os dados considerados são para carregamentos realizados em residências e que proprietários de Volvo podem carregador nos 75 eletropostos instalados pela marca em rodovias sem nenhum custo. Já são mais de 29 mil km de estradas conectadas, que permitem ir de Pelotas (RS) até Jericoacoara (CE), em um trajeto de mais de 5 mil km.

Leia também: 64 destinos brasileiros para conhecer de carro elétrico

Veja abaixo os valores de carregamento de todos os modelos Volvo:

  • EX30 Core (51 kWh) – R$ 40,80; custo por quilômetro rodado R$ 0,163 – 73,6% de economia;
  • EX30 Core Extended Range (69 kWh) – R$ 55,20; custo por quilômetro rodado R$ 0,163 – 73,6% de economia;
  • EX30 Plus (69 kWh) – R$ 55,20; custo por quilômetro rodado R$ 0,163 – 73,6% de economia;
  • EX30 Ultra (69 kWh) – R$ 55,20; custo por quilômetro rodado R$ 0,163 – 73,6% de economia;
  • EX30 CrossCountry (69 kWh) – R$ 55,20; custo por quilômetro rodado R$ 0,168 – 72,7% de economia;
  • EX40 Plus (70 kWh) – R$ 56,00; custo por quilômetro rodado R$ 0,154 – 75% de economia;
  • EX40 Ultra (82 kWh) – R$ 65,60; custo por quilômetro rodado R$ 0,167 – 76,1% de economia;
  • EC40 Plus (70 kWh) – R$ 56,00; custo por quilômetro rodado R$ 0,145 – 79,2% de economia;
  • EC40 Ultra (82 kWh) – R$ 65,60; custo por quilômetro rodado R$ 0,162 – 76,8% de economia;
  • EX90 Twin Motor Performance Ultra (111 kWh) – R$ 88,80; custo por quilômetro rodado R$ 0,193 – 68,7% de economia.
  • Veja abaixo os valores para carros a combustão, considerando um tanque de 55 litros e consumo médio de 10km/l:
  • Gasolina – R$ R$ 339,35; custo por quilômetro rodado R$ 0,617 – cerca de 3,2x mais caro que um modelo Volvo totalmente elétrico.
Larissa Martins

Larissa Martins

A @lariecoaliza acredita que sustentabilidade é um exercício de cidadania que deve ser praticado por todos: governos, empresas privadas e população. E depois de anos praticando a sustentabilidade sozinha – do jeito que aprendeu com os seus pais – entendeu que chegou a hora de compartilhar o seu conhecimento e assim construir uma rede de sustentabilidade com potencial para ecoalizar o vizinho, a rua, o bairro, o país e o mundo. Afinal, cada ação sustentável pode (obviamente) fazer muita diferença. E aí, vamos nessa?
Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Leave a Reply

Fique por dentro das últimas
novidades em sustentabilidade!

Inscreva-se na nossa newsletter e seja um agente da mudança!