Make your inbox happier!

Subscribe to Our Newsletter

Menu Ecoaliza para a sua Segunda Sem Carne

Conforme prometido no post ''Entenda o veganismo e o vegetarianismo'', seguem algumas sugestões de Menu para quem tem interesse em aprender a diminuir o consumo de alimentos de origem animal. Como já falamos por aqui, o radicalismo nunca será uma boa opção. Então, se você, assim como a maioria da população mundial, sempre consumiu produtos …

Conforme prometido no post ”Entenda o veganismo e o vegetarianismo”, seguem algumas sugestões de Menu para quem tem interesse em aprender a diminuir o consumo de alimentos de origem animal.

Como já falamos por aqui, o radicalismo nunca será uma boa opção. Então, se você, assim como a maioria da população mundial, sempre consumiu produtos de origem animal. Não se desespere e vá com calma.

Sempre um passo de cada vez. Comece com uma segunda, na semana seguinte uma terça e assim por diante. Lembrando que você pode fazer apenas uma refeição ou todas. O que vale é a intenção. Certo? Então, mãos na massa e bom apetite! 

Café da Manhã: essa é fácil. Café com leite de vegetais (soja, amêndoas, castanhas ou qualquer outro que for mais agradável ao seu paladar). Você também pode tomar um chá verde ou um suco verde. Para acompanhar essas bebidas, uma torrada com maionese de abacate. Basta misturar, abacate, azeite, sal, pimenta e qualquer outro tempero de sua preferencia. Para dar um toque final, acrescente tomate picado ou em rodelas. Ah, não esqueça de comer três opções de frutas. Ou preparar uma colorida salada de frutas. 

PS: a torrada pode ser substituída por uma tapioca com geleia de frutas. 

Lanche da manhã: sim, todo mundo sente aquela fominha antes do almoço, certo? E ela pode ser saciada com; granola, suco de frutas de sua preferência, uma banana (em alguns casos é o suficiente), uma cookies caseiro.

Almoço: hummm, como não se empolgar nessa parte? Mas vamos lá. Espaguete de abobrinha com cenoura e tempero agosto, não tem erro. Chá Matte com Limão para acompanhar ou suco de frutas. Você também pode optar pelo bom e velho arroz com feijão, salada e uma caponatta bem colorida. Basta picar berinjela, pimentão de todas as cores ou apenas o seu preferido, tomate, cebola, alho, pimenta e temperar à gosto. Coloque no forno por aproximadamente 40 minutos e pronto. Dá até para rechear a tapioca e comer no lanche da tarde. 

Sobremesa: Creme de abacate com limão. Bate meio abacate no liquidificador com algumas pedras de gelo e suco de um limão. Refrescante e saboroso. Você também pode fazer um frozen de frutas congeladas. Morango, abacaxi, manga, banana e qualquer outra fruta de sua preferência. 

Lanche da Tarde: Pipoca salgadinha e temperada com orégano e sal. Picolé te frutas feito em casa. Banana com canela, aquecida no micro-ondas. Cookies caseiro ou torrada com geleia.

Jantar: Saladas de legumes e verduras variadas, sopa de legumes, tapioca com recheio de caponatta, legumes assados no azeite com arroz e feijão ou torta de legumes.

Sobremesa: frutas, torta fácil de maça. Bata uma xícara de granola no liquidificador até virar uma farofinha. Para deixar essa massa mais unida, acrescente uma colher de óleo de coco. Transfira para uma assadeira (ou caneca se você for fazer porções individuais). Para rechear a torta use uma maça picada (pode ser a maçã verde ou qualquer outra de sua preferência) e salpique açúcar mascavo ou qualquer outro de sua preferência. Coloco no forno por alguns minutos. A questão de tempo vai depender do seu gosto. Se preferir a maça mais molinha, deixe mais tempo. Você também pode fazer um doce de maçã na panela e depois apenas jogá-lo sobre a massinha. 

Ceia: Um chá com biscoitos caseiros ou um leite vegetal de sua preferência. 

E ai, gostou das nossas dicas? Acha que consegue fazer alguma dessas refeições? Comente e compartilhe com os seus amigos. Ecoalize! 

Larissa Martins

Larissa Martins

A @lariecoaliza acredita que sustentabilidade é um exercício de cidadania que deve ser praticado por todos: governos, empresas privadas e população. E depois de anos praticando a sustentabilidade sozinha – do jeito que aprendeu com os seus pais – entendeu que chegou a hora de compartilhar o seu conhecimento e assim construir uma rede de sustentabilidade com potencial para ecoalizar o vizinho, a rua, o bairro, o país e o mundo. Afinal, cada ação sustentável pode (obviamente) fazer muita diferença. E aí, vamos nessa?
Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Leave a Reply

Fique por dentro das últimas
novidades em sustentabilidade!

Inscreva-se na nossa newsletter e seja um agente da mudança!