Make your inbox happier!

Subscribe to Our Newsletter

Entenda os impactos de queimadas causadas por balões e pipas

A ISA ENERGIA BRASIL, líder em transmissão de energia no País, reforça a campanha “Pequenas Atitudes, Grandes Consequências” para conscientizar a população sobre ações aparentemente inofensivas – como acender fogueiras, soltar balões e empinar pipas com rabiola metálica ou linha chilena – e que podem representar riscos à rede elétrica, biodiversidade e à sociedade como …

A ISA ENERGIA BRASIL, líder em transmissão de energia no País, reforça a campanha “Pequenas Atitudes, Grandes Consequências” para conscientizar a população sobre ações aparentemente inofensivas – como acender fogueiras, soltar balões e empinar pipas com rabiola metálica ou linha chilena – e que podem representar riscos à rede elétrica, biodiversidade e à sociedade como um todo. 

Neste ano, a campanha de prevenção de queimadas e incêndios intensifica o foco para o combate ao uso de balões e pipas entre seus temas centrais. As queimadas continuam entre os pontos principais da iniciativa, já que representam a segunda principal causa de desligamentos forçados no sistema de transmissão de energia elétrica do País, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

No último ano, a companhia registrou dezoito desligamentos em sua rede de transmissão de energia elétrica no Estado de São Paulo causados por pipas, dos quais dois foram provocados por rabiolas metálicas e outros dois pelo uso de linha chilena – materiais altamente condutores e perigosos. Também foram contabilizados três desligamentos decorrentes da queda de balões. As ocorrências se concentram, principalmente, em municípios como Mogi das Cruzes, Guarulhos, São Paulo, Artur Nogueira e Santo André, cidades do Estado de São Paulo, onde essas práticas são frequentes e representam riscos significativos à operação do sistema elétrico.

Grandes consequências

O conceito da campanha enfatiza a relação direta entre causa e consequência, evidenciando como atitudes, sem aparente gravidade, podem provocar interrupções no fornecimento de energia, comprometer serviços essenciais e gerar prejuízos inclusive para quem comete a infração. “Queremos que as pessoas compreendam que essas ações têm sérias consequências, colocam vidas em risco e podem afetar o cotidiano de milhares de pessoas. Com esta campanha, buscamos transformar comportamentos por meio da informação e da empatia com a sociedade como um todo”, destaca Elder Kobayashi, gerente de Operações da ISA ENERGIA BRASIL.

Em 2025, a companhia prevê investimentos na ordem de R$ 30 milhões em um conjunto de iniciativas que abrangem desde medidas operacionais preventivas – como a já contínua inspeção e a manutenção das faixas de segurança de suas linhas de transmissão – até campanhas educativas voltadas à conscientização da população. Essas ações incluem diálogos com comunidades locais e atividades em escolas, com a finalidade de promover a cultura da prevenção desde a infância. 

Dos alertas, listados no site oficial da campanha, há indicações de atitudes que são consideradas criminosas. Entre os temas abordados estão:

  • Não soltar balões;
  • Não acender fogueiras próximas da vegetação;
  • Não jogar bitucas de cigarro próximas da vegetação;
  • Não atear fogo para limpeza de terrenos, pastagem ou descarte de resíduos;
  • Não empinar pipas em locais próximos da rede elétrica;
  • Nunca utilizar linhas cortantes para soltar pipas e com rabiola metálica;
  • Nunca tentar retirar pipas presas na rede de energia;
  • Nunca jogar objetos na rede elétrica, sob risco de causar graves acidentes e interrupções no fornecimento de energia.

Municípios com mais ocorrências

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o ano de 2024 registrou o maior número de focos de calor ativos em 14 anos, somando 278.299 ocorrências. No mesmo período, o ONS também registrou um recorde de 931 desligamentos de linhas de transmissão da rede básica provocados por queimadas.

No Estado de São Paulo, o município de São José do Rio Preto liderou o número de queimadas registradas próximas das instalações da ISA ENERGIA BRASIL em 2024, com 27 ocorrências, seguido por Pereira Barreto (24) e Penápolis (23). Outros municípios que tiveram alto volume de casos no ano passado incluem Barretos (18), Murutinga do Sul (16), Guaraçaí e Ribeirão Preto (15 cada), Limeira (13); além de Palestina, Pontes Gestal, Pindorama e Avanhandava, com 12 casos cada. São Simão e Américo de Campos também figuram na lista, com 11 registros cada. Além disso, a companhia participa há dois anos como signatária na Operação SP Sem Fogo, que tem como objetivo principal prevenir e combater incêndios florestais e queimadas em grandes áreas verdes próximas a regiões rurais e urbanas.

Já no Nordeste do País, os municípios que tiveram mais ocorrências de queimadas em 2024, registrados pela companhia, foram Uruçuí (PI), com 72 ocorrências, Riachão (MA), com 50, e Carolina (MA), com 36. Também aparecem entre os mais afetados Loreto (MA), com 35; Canto do Buriti (PI) e Balsas (MA), ambos com 29; São João do Piauí (PI), com 26; Eliseu Martins (PI), com 25; além de Manoel Emídio (PI) e Ribeiro Gonçalves (PI), com 24 ocorrências cada.

Inovação no combate às queimadas

Entre as recentes iniciativas de prevenção, a ISA ENERGIA BRASIL implantou no Piauí um projeto pioneiro com câmeras autônomas off grid, instaladas em torres da Interligação Elétrica Norte-Nordeste (IENNE). As tecnologias são capazes de monitorar até 25 km ao redor das estruturas e identificar focos de incêndio em sua fase inicial, permitindo atuação rápida das brigadas locais. As câmeras operam com energia solar, de forma 100% autônoma e sustentável, e já demonstraram resultados expressivos: desde sua instalação, em agosto de 2024, a tecnologia reduziu o tempo de resposta nos atendimentos de combate aos focos de incêndio e contribuiu para a diminuição de aproximadamente 4 mil kg de CO₂ provenientes do deslocamento de equipes em campo.

Em 2023, a ISA ENERGIA BRASIL foi pioneira na Região Nordeste ao inaugurar a primeira base avançada para ações de prevenção e combate às queimadas. Instalada no município de Eliseu Martins (BR-324, 301), no Piauí, a Base Avançada IENNE serve de suporte para os colaboradores da empresa anteciparem as ações e prevenirem instabilidades ocasionadas por queimadas na IENNE. As atividades realizadas abrangem desde a fase preventiva — com treinamentos de brigadas, campanhas educativas em campo e articulação com órgãos públicos locais — até o combate efetivo, com mobilização imediata em casos de focos de incêndio.

Para isso, a equipe conta com o apoio de duas picapes equipadas com conjunto de combate, que engloba um tanque rígido com bomba de alta pressão, reservatório para 400 litros de água e mangueira de 30 metros, além de equipamentos de proteção individual e coletiva para os brigadistas. Recentemente, a companhia ainda fez a doação de EPIs, como óculos, luvas e balaclavas, além de bombas costais para combate aos focos de incêndios, para as brigadas voluntárias formadas por pequenos produtores rurais nos municípios de Santa Clara e Eliseu Martins, também no Piauí.

Legislação e Denúncias

De acordo com o Decreto 2.661/1998, é proibido atear fogo em uma faixa de 15 metros das faixas de segurança das linhas de transmissão e de 100 metros das subestações. Denúncias, em casos de incêndios ou queimadas, devem ser realizadas ao Corpo de Bombeiros (193) ou, em São Paulo, pelo Disque Denúncia (199).

Larissa Martins

Larissa Martins

A @lariecoaliza acredita que sustentabilidade é um exercício de cidadania que deve ser praticado por todos: governos, empresas privadas e população. E depois de anos praticando a sustentabilidade sozinha – do jeito que aprendeu com os seus pais – entendeu que chegou a hora de compartilhar o seu conhecimento e assim construir uma rede de sustentabilidade com potencial para ecoalizar o vizinho, a rua, o bairro, o país e o mundo. Afinal, cada ação sustentável pode (obviamente) fazer muita diferença. E aí, vamos nessa?
Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Leave a Reply

Fique por dentro das últimas
novidades em sustentabilidade!

Inscreva-se na nossa newsletter e seja um agente da mudança!