Make your inbox happier!

Subscribe to Our Newsletter

Porque devemos preservar os oceanos?

Responsáveis por regular o clima, fornecer alimentos e matéria prima inúmeras necessidades dos seres humanos. Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície terrestre e somam aproximadamente 97% da quantidade de água existente no planeta. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 50 milhões de brasileiros habitam em áreas litorâneas. Esses são …

Responsáveis por regular o clima, fornecer alimentos e matéria prima inúmeras necessidades dos seres humanos. Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície terrestre e somam aproximadamente 97% da quantidade de água existente no planeta.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 50 milhões de brasileiros habitam em áreas litorâneas.

Esses são apenas alguns dados relevantes, entre inúmeros outros, para enfatizar o quanto os nossos oceanos são importantes para a sobrevivência humana.

É dele que extraímos o sal de cozinha, o bromo utilizado na indústria alimentar, farmacêutica e fotográfica, e também a areia utilizada na construção civil.

Além disso, as algas marinhas são responsáveis por produzir 55% do oxigênio do planeta, segundo estudo realizado pelo Instituto de Botânica de São Paulo.

Isso ocorre, porque o excesso de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera é absorvido pelas águas.

Então, por meio da fotossíntese, as algas produzem muito mais oxigênio do que necessitam e quando existe muito gás na água, ele é liberado para a atmosfera.

Portanto, nesse Dia Mundial dos Oceanos, que tal refletir sobre como nossas ações estão atrapalhando o funcionamento desse rico ecossistema que só trabalha à nosso favor?

Será que já não passou da hora de colocarmos a mão na consciência? Pense e Ecoalize!

Feliz Dia Mundial dos Oceanos!

Larissa Martins

Larissa Martins

A @lariecoaliza acredita que sustentabilidade é um exercício de cidadania que deve ser praticado por todos: governos, empresas privadas e população. E depois de anos praticando a sustentabilidade sozinha – do jeito que aprendeu com os seus pais – entendeu que chegou a hora de compartilhar o seu conhecimento e assim construir uma rede de sustentabilidade com potencial para ecoalizar o vizinho, a rua, o bairro, o país e o mundo. Afinal, cada ação sustentável pode (obviamente) fazer muita diferença. E aí, vamos nessa?
Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Leave a Reply

Fique por dentro das últimas
novidades em sustentabilidade!

Inscreva-se na nossa newsletter e seja um agente da mudança!