Make your inbox happier!

Subscribe to Our Newsletter

Quais são os meios de transportes mais sustentáveis que existem?

A lista dos meios de transporte mais sustentáveis que existem é bem curta. Andar a pé bicicleta Metrô Carro Elétrico Segundo dados da Bicycle-Guider, há mais de 1 bilhão de bicicletas espalhadas por todos os países, com 40 milhões só no Brasil. E de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apenas …

Bike

A lista dos meios de transporte mais sustentáveis que existem é bem curta.

  • Andar a pé
  • bicicleta
  • Metrô
  • Carro Elétrico

Segundo dados da Bicycle-Guider, há mais de 1 bilhão de bicicletas espalhadas por todos os países, com 40 milhões só no Brasil. E de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), apenas 7% dos brasileiros usam a bicicleta como meio de transporte principal.

O metrô está na lista dos meios de transporte mais sustentáveis que existe, pois é movido a energia elétrica, limpa e renovável. Diariamente, o sistema de São Paulo transporta cerca de 5,3 milhões de passageiros. Além disso, ele também é capaz de percorrer longas distâncias em um curto período de tempo. Evitando assim os congestionamentos e a poluição do ar.

Portanto, quem usa a bicicleta ou metrô com frequência, com certeza está contribuindo positivamente com a preservação do meio ambiente.

Meios de Transporte mais sustentáveis que existem
Metro Faria Lima – Foto Divulgação

Leia também: Volvo Car Brasil inclui modelos elétricos mais acessíveis em seu portfólio

Por que utilizar os meios de transportes mais sustentáveis que existem?

Para um futuro mais limpo e sustentável, a população mundial precisa descarbonizar o transporte até 2030. Na prática isso significa reduzir as emissões de CO2 no meio ambiente. Portanto, para descarbonizar será preciso repensar!

Entretanto é muito importante ressaltar que a meta de descarbonização já existe há 5 anos, e nada ainda foi feito. E se continuarmos nesse ritmo o planeta continuará aquecendo e a humanidade terá que conviver (ou morrer) com as consequências.

Logo, além de optar por opções de transporte descarbonizado, a população também precisa cobrar um posicionamento e medidas mais rígidas tanto dos governos quanto das empresas. Afinal, todos nos sabemos que é impossível salvar o planeta sozinho.

5 países líderes em meios de transportes sustentáveis

Diferente do Brasil, felizmente já existem alguns países que levam muito a sério a descarbonização do transporte. A seguir, veja algum deles.

  • Dinamarca: no site oficial do país você irá encontrar a seguinte frase: ”’A bicicleta é a melhor amiga do dinamarquês”. Desde a crise do petróleo na década de 1970, o governo trabalha para tornar a bicicleta o principal meio de transporte da população. Além disso, a meta é reduzir até 2025 a zero todas as emissões de CO2.
  • Amsterdã: na cidade, há mais bicicletas do que pessoas. São 880 mil contra 800 mil! O restante do país oferece uma ótima infraestrutura para os ciclistas. Com sinais próprios e uma variedade de locais para estacionar. Além disso, os ônibus e trens também são preparados para transportar as magrelas.
  • Alemanha: o governo aposta na melhoria da infraestrutura com o aumento e a integração das diversas linhas de transporte público. E os moradores ainda são incentivados a não comprarem carros.
  • Cingapura: Segundo dados do Índice de Cidades Sustentáveis em Mobilidade divulgado em 2017, cerca de 66% da população utiliza os trens e metrôs disponíveis. A meta é que esse número aumente para 75% até 2030!
  • Reino Unido: Londres foi a primeira cidade da história a construir uma malha subterrânea, o famoso subway, quando ainda nem se falava em sustentabilidade direito. O objetivo para os próximos anos é estender a capacidade do metrô e incentivar o uso de sistemas de compartilhamento e de carros autônomos.

Agora me conta: quais são os meios de transporte que você mais usa e quais você gostaria de utilizar?

Larissa Martins

Larissa Martins

A @lariecoaliza acredita que sustentabilidade é um exercício de cidadania que deve ser praticado por todos: governos, empresas privadas e população. E depois de anos praticando a sustentabilidade sozinha – do jeito que aprendeu com os seus pais – entendeu que chegou a hora de compartilhar o seu conhecimento e assim construir uma rede de sustentabilidade com potencial para ecoalizar o vizinho, a rua, o bairro, o país e o mundo. Afinal, cada ação sustentável pode (obviamente) fazer muita diferença. E aí, vamos nessa?
Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Leave a Reply

Fique por dentro das últimas
novidades em sustentabilidade!

Inscreva-se na nossa newsletter e seja um agente da mudança!