Make your inbox happier!

Subscribe to Our Newsletter

Santos recebe pontos de coleta de vidro para reciclagem

Como parte das ações em torno do evento mundial de Cultura Oceânica, promovido pela UNESCO, a cidade de Santos recebeu três containers de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), para coleta de vidro que será destinado à reciclagem. A instalação dos pontos, localizados no Aquário, Orquidário e Jardim Botânico Chico Mendes, tem como propósito aumentar a …

Como parte das ações em torno do evento mundial de Cultura Oceânica, promovido pela UNESCO, a cidade de Santos recebeu três containers de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), para coleta de vidro que será destinado à reciclagem.

A instalação dos pontos, localizados no Aquário, Orquidário e Jardim Botânico Chico Mendes, tem como propósito aumentar a circularidade do vidro e é liderado pela multinacional Verallia.

Aumentar a reciclagem de vidro é uma necessidade

Hoje, é estimado pelo setor que 75% dos vidros consumidos vão para aterros sanitários e apenas 25% são reciclados. Além do acúmulo de resíduo, os materiais destinados aos aterros possuem custo para as prefeituras.

Para reciclar, não é preciso que o vidro esteja intacto. Apenas com a utilização de cacos na produção de novas embalagens já é possível reduzir o consumo de energia, extração de recursos naturais e a emissão de CO2. Para se ter ideia, a cada 10% de caco utilizado na produção, pode-se reduzir 5% de CO2 e 2,5% a menos de consumo de energia no processo de fabricação.

Como funcionam os coletores

Os containers possuem uma tecnologia que auxilia na limpeza do coletor. Com isso, é possível fazer uma rota otimizada e organizada. O projeto prevê disponibilizá-los em locais públicos e privados, como postos de gasolina, supermercados e condomínios. Estes pontos serão estrategicamente selecionados, o que viabiliza a organização, a coleta adequada e incentiva a boa prática ambiental.

Programa Vidro Vira Vidro

O programa intitulado Vidro Vira Vidro e que prevê a instalação de mais de 1500 PEVs em diversas cidades para aumentar a coleta de vidro para reciclagem, é liderado por dois importantes atores da cadeia do vidro no Brasil: a Verallia, líder europeia e terceira maior produtora de embalagens de vidro para alimentos e bebidas do mundo, e a Massfix, líder nacional na reciclagem de cacos de vidros. A expectativa é coletar 24 mil toneladas de caco por ano com o programa, que ajudará a reduzir as emissões COno processo de fabricação de embalagens de vidroconsumo de energia e o uso de matéria-prima virgem.

Endereços

– Aquário (Praça Luiz La Scala s/n, Ponta da Praia)

– Orquidário (Praça Washington s/n, José Menino)

– Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fracarolli s/n Bom Retiro)

Larissa Martins

Larissa Martins

A @lariecoaliza acredita que sustentabilidade é um exercício de cidadania que deve ser praticado por todos: governos, empresas privadas e população. E depois de anos praticando a sustentabilidade sozinha – do jeito que aprendeu com os seus pais – entendeu que chegou a hora de compartilhar o seu conhecimento e assim construir uma rede de sustentabilidade com potencial para ecoalizar o vizinho, a rua, o bairro, o país e o mundo. Afinal, cada ação sustentável pode (obviamente) fazer muita diferença. E aí, vamos nessa?
Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Leave a Reply

Fique por dentro das últimas
novidades em sustentabilidade!

Inscreva-se na nossa newsletter e seja um agente da mudança!