Make your inbox happier!

Subscribe to Our Newsletter

Você sabe para onde vai seu lixo eletrônico?

Responda rápido: quantas vezes durante o ano passado você precisou trocar os seus aparelhos eletrônicos? Ok, não precisa responder agora. Mas, não deixe de refletir sobre o assunto. Beleza? Infelizmente não podemos negar que em pleno século XIX é difícil viver sem pelo menos um dos gadgets do momento. De acordo com a 29 Pesquisa …

Responda rápido: quantas vezes durante o ano passado você precisou trocar os seus aparelhos eletrônicos? Ok, não precisa responder agora. Mas, não deixe de refletir sobre o assunto. Beleza?

Infelizmente não podemos negar que em pleno século XIX é difícil viver sem pelo menos um dos gadgets do momento. De acordo com a 29 Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), divulgada em 2018, no Brasil existem 220 milhões de smartphones por habitantes. É muita gente conectada, não é mesmo?

Mas, do outro lado da moeda, também está o país líder da América Latina na produção de lixo eletrônico e em sétimo lugar no ranking mundial.

Segundo estudo divulgado pela Global e-waste Monitor realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), anualmente produzimos 1,5 toneladas de lixo eletrônico e apenas 3% é coletado para ser descartado ou reciclado de maneira correta.

Nem todo mundo sabe, mas equipamentos eletrônicos são compostos por substâncias altamente tóxicas ao meio ambiente. E durante a decomposição esse veneno pode trazer sérios problemas ao solo e a saúde humana.

Mas, como podemos ecoalizar o problema?

Em 2010, o governo instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos ( Lei n 12.305/10). A lei tem o objetivo de minimizar o volume de resíduos e incentivar o recolhimento e o destino correto deste tipo de lixo, pós-consumo. Logo, descartar o seu lixo eletrônico pode ser muito mais fácil do que você imagina.

Na próxima vez que precisar descartar alguma coisa, seja um cartucho de impressora ou uma geladeira, procure o fabricante do produto. Ele será responsável em recolher o resíduo e encaminha-lo aos chamados aterros especiais.

Então, se você quer começar 2019 sem peso na consciência e descartando corretamente os seus aparelhos antigos. Confira abaixo as empresas que podem te ajudar nessa primeira boa ação do ano e ecoalize!

Apple: 08007723126 ou renewbrasil@apple.com.br

Samsung: https://www.samsung.com/br/support/mobile-devices/what-is-the-samsung-recycling-program/

Motorola: https://www.motorola.com.br/institucional/reciclagem

LG: https://www.lg.com/br/suporte/coleta-seletiva

Sony: 4001-0444

Huawei: https://consumer.huawei.com/br/support/recycling/latticepoint/

Acer: 0800 726 2237 ou reciclagembrasil@acer.com

ASUS: 3003-0398 ou 0800 288 8888

Positivo: 4002-6440 / 0800 644 7500 recicle@positivo.com.br

Dell: https://www1.la.dell.com/content/topics/topic.aspx/global/shared/content/recycling/pt/la/global_recycling_pt?c=br&l=pt&s=gen&DoNotRedirect=y&redirect=1

Lenovo: https://www.lenovo.com/br/pt/contato ou 0800 885 0500 / reciclar@lenovo.com

HP: https://www.lenovo.com/br/pt/contato

Epson: https://epson.com.br/Support/ServiceCenterLocator

Semp TCL: https://www.semptcl.com.br/suporte/postosdereciclagem

GREEN Eletron:

http://www.gmcons.com.br/gmclog/admin/VisualizarPostosMapaCliente.aspx

Coopermiti: http://www.gmcons.com.br/gmclog/admin/VisualizarPostosMapaCliente.aspx

e-lixo RJ: https://www.e-lixo-rj.com.br/phone/index.html

Descarte aqui: https://www.descartecerto.com.br/index.php?id=selecaoClientes

ECycle: https://www.ecycle.com.br/postos/reciclagem.php

Larissa Martins

Larissa Martins

A @lariecoaliza acredita que sustentabilidade é um exercício de cidadania que deve ser praticado por todos: governos, empresas privadas e população. E depois de anos praticando a sustentabilidade sozinha – do jeito que aprendeu com os seus pais – entendeu que chegou a hora de compartilhar o seu conhecimento e assim construir uma rede de sustentabilidade com potencial para ecoalizar o vizinho, a rua, o bairro, o país e o mundo. Afinal, cada ação sustentável pode (obviamente) fazer muita diferença. E aí, vamos nessa?
Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Leave a Reply

Fique por dentro das últimas
novidades em sustentabilidade!

Inscreva-se na nossa newsletter e seja um agente da mudança!