Make your inbox happier!

Subscribe to Our Newsletter

Preocupação com sustentabilidade influencia 81% dos ciclistas a escolherem o modal

A preocupação com o meio ambiente tem levado cada vez mais pessoas a repensarem seus hábitos cotidianos, incluindo a forma como se deslocam nas cidades. A busca por rotinas mais sustentáveis passa pela análise dos modais de transporte utilizados, especialmente diante do impacto expressivo dos automóveis nas emissões de CO². Segundo o Transport and Climate …

A preocupação com o meio ambiente tem levado cada vez mais pessoas a repensarem seus hábitos cotidianos, incluindo a forma como se deslocam nas cidades. A busca por rotinas mais sustentáveis passa pela análise dos modais de transporte utilizados, especialmente diante do impacto expressivo dos automóveis nas emissões de CO².

Segundo o Transport and Climate Change Global Status Report, os carros são responsáveis por 45% das emissões do setor de transporte, mais do que caminhões, aviões ou navios. Como resultado da intenção individual de diminuir o impacto ambiental dos trajetos, a micromobilidade vem se consolidando. Segundo dados da Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, para 4 entre 5 ciclistas, a sustentabilidade que a bike proporciona é relevante e os influencia a usar bicicletas em vez de outros modais.

“Nossos números mostram uma mudança de comportamento individual e também contribui para impactos positivos quando falamos da descarbonização das grandes metrópoles. A micromobilidade é forte aliada na redução da poluição do ar, o consumo de combustíveis fósseis e os níveis de ruído nas áreas urbanas”, comenta Thiago Boufelli, Diretor de Operações da Tembici. De acordo com o executivo, a mobilidade ativa é fundamental para garantir qualidade de vida e resiliência ambiental.

A tendência de crescimento da micromobilidade e seu impacto positivo também foram considerados pela empresa. No ano passado, a utilização do sistema de bicicletas compartilhadas evitou o consumo de mais de 5 milhões de litros de gasolina na América Latina. A economia na queima do combustível impediu que cerca de 12 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) fossem emitidos na atmosfera em 2024; o montante corresponde à plantação de mais de 90 mil árvores.

Larissa Martins

Larissa Martins

A @lariecoaliza acredita que sustentabilidade é um exercício de cidadania que deve ser praticado por todos: governos, empresas privadas e população. E depois de anos praticando a sustentabilidade sozinha – do jeito que aprendeu com os seus pais – entendeu que chegou a hora de compartilhar o seu conhecimento e assim construir uma rede de sustentabilidade com potencial para ecoalizar o vizinho, a rua, o bairro, o país e o mundo. Afinal, cada ação sustentável pode (obviamente) fazer muita diferença. E aí, vamos nessa?
Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Leave a Reply

Fique por dentro das últimas
novidades em sustentabilidade!

Inscreva-se na nossa newsletter e seja um agente da mudança!