Make your inbox happier!

Subscribe to Our Newsletter

Paper Plant: o papel semente de Caruaru

Conheça o projeto sustentável que irá representar o estado de Pernambuco, na feira de empreendedorismo do Paraná Era para ser apenas um curso profissionalizante no Centro Brasileiro de Curso (CEBRAC). Mas, após uma aula de empreendedorismo, duas inquietas estudantes resolvem transformar uma ideia em negócio ecológico. Orientadas pelo Profº Jose Marcone, as alunas Lilia Tenório …

Conheça o projeto sustentável que irá representar o estado de Pernambuco, na feira de empreendedorismo do Paraná

Era para ser apenas um curso profissionalizante no Centro Brasileiro de Curso (CEBRAC). Mas, após uma aula de empreendedorismo, duas inquietas estudantes resolvem transformar uma ideia em negócio ecológico.

Orientadas pelo Profº Jose Marcone, as alunas Lilia Tenório e Raysa Liandra foram incentivadas a criarem uma empresa fictícia, com conceito sustentável.

E com muita criatividade e inovação, elas criaram o papel semente. O projeto que representará Caruaru na Feira Nacional de Empreendedorismo de 2019 que acontecerá em Londrina/PR.

O produto segue normas de proteção ambiental, preza pelo reaproveitamento de água e não utiliza corantes químicos.

‘’ O diferencial do nosso produto é que durante o processo de fabricação, o papel recebe sementes de diferentes tipos; como flores, hortaliças, temperos e arvores nativas’’, explica Raysa.

Mas, qual é o propósito desta ideia?

A cada 28 toneladas de papel reciclado evita-se o corte de 1 hectare de floresta, elimina-se o uso de 98.000 mil litros de água e 2500 KW/h de energia. Além de diminuir a poluição do ar em até 75% se comparado a fabricação do papel comum.

Com isso, o papel semente veio para substituir etiquetas, convites, cartões, crachás, informativos, folders e tags que são muitas vezes descartadas de maneira incorreta após um evento ou outro.

‘’Esse material agora poderá ser impresso em impressora à jato, com tinta à base de água para não contaminar as sementes. Mas, por ser um produto artesanal, a elaboração depende das condições climáticas’’, ressalta Lilia Tenório.

De Caruaru a Londrina

Como diria o famoso poeta pernambucano Ariano Suassuna: ‘’O sonho é o que leva a gente para a frente. Se a gente for seguir a razão, fica inquieto acomodado.’’

Resumindo, se não fosse o sonho dessas meninas em fazer a diferença, quem poderia dizer que município de Caruaru nos ajudaria a ver um problema tão rotineiro de um angulo diferente?

E não podemos esquecer da presença fundamental do Profº Marcone, que com o seu profissionalismo, dedicação e carinho esteve com essas meninas em cada etapa do processo o melhor dessas meninas.

‘’Participar desse projeto é um orgulho muito grande e não tenho como negar que minhas expectativas são as melhores possíveis’’, declara o professor.

De malas prontas, no dia 24/04, as jovens empreendedoras embarcam rumo a uma experiência que ficará marcada em suas vidas para sempre.

Vamos torcer por essa vitória e esperar que essa ideia continue a ecoalizar o nosso país e o mundo.

E aí? O que achou dessa história? Deixe a sua opinião e compartilhe com seus amigos. 😉

Larissa Martins

Larissa Martins

A @lariecoaliza acredita que sustentabilidade é um exercício de cidadania que deve ser praticado por todos: governos, empresas privadas e população. E depois de anos praticando a sustentabilidade sozinha – do jeito que aprendeu com os seus pais – entendeu que chegou a hora de compartilhar o seu conhecimento e assim construir uma rede de sustentabilidade com potencial para ecoalizar o vizinho, a rua, o bairro, o país e o mundo. Afinal, cada ação sustentável pode (obviamente) fazer muita diferença. E aí, vamos nessa?
Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Leave a Reply

Fique por dentro das últimas
novidades em sustentabilidade!

Inscreva-se na nossa newsletter e seja um agente da mudança!