Make your inbox happier!

Subscribe to Our Newsletter

O triste fim da árvore Amendoeira de Morro de São Paulo

No dia 21 de novembro de 1950, um pai, resolveu comemorar o nascimento de sua filha, de uma maneira especial. Raul Nunes, morador de Morro de São Paulo (BA), com a ajuda de um diácono da Igreja Nossa Senhora da Luz, plantou uma linda Amendoeira de presente para a sua bebê Maria José que acabara …

No dia 21 de novembro de 1950, um pai, resolveu comemorar o nascimento de sua filha, de uma maneira especial. Raul Nunes, morador de Morro de São Paulo (BA), com a ajuda de um diácono da Igreja Nossa Senhora da Luz, plantou uma linda Amendoeira de presente para a sua bebê Maria José que acabara de nascer. 

De tão majestosa, a árvore virou símbolo do vilarejo de Morro de São Paulo (BA), e até ganhou uma praça em sua homenagem. Muitas gerações que nasceram, viveram ou passaram por Morro de São Paulo, têm alguma história a ser compartilha sobre a amendoeira. Como é o caso de Barbara Sena Lima, autônoma, natural de Morro de São Paulo. 

”Meus irmãos e eu chorávamos para Mainha e Painho deixar a gente ficar brincando em baixo da árvore. E as vezes até ficávamos com dor de barriga de tanto comer amêndoa”, relembra Barbara. 

Mas o que aconteceu com o presente da Maria José?

Há exatos 3 meses, a árvore que sempre foi linda e cheia de vida, começou a apresentar sinais de fraqueza e muito tristeza. Os moradores da Ilha do arquipélago de Tinhará, não conseguiam entender o que realmente estava acontecendo com a árvore da Maria José. 

Então, para se desvendar o mistério, a Defesa Ambiental da região foi acionada. Após alguns testes, os exames revelaram a presença de veneno na árvore. E diante deste fato, no dia 23 de março de 2021, a Prefeitura de Morro de São Paulo (BA) resolveu cortar a árvore de mais de 70 anos. E assim, destruir o ícone central da Praça Amendoeira. 

Todos os moradores da vila, estão indignados com a atitude tomada pelas autoridades. É inaceitável arrancar uma árvore assim, sem dó nem piedade. E a árvore que é ponto turístico, e fonte inesgotável de boas lembranças para que nasceu ou viveu em Morro de São Paulo, agora será transformada em mesa, cadeiras, entre outras coisas, e comercializada sem nenhuma história.  

Esse é o triste fim da Amendoeira da Dona Maria José, que após 71 anos, teve o seu maior presente retirado de suas mãos, pela ganância do homem. 

Larissa Martins

Larissa Martins

A @lariecoaliza acredita que sustentabilidade é um exercício de cidadania que deve ser praticado por todos: governos, empresas privadas e população. E depois de anos praticando a sustentabilidade sozinha – do jeito que aprendeu com os seus pais – entendeu que chegou a hora de compartilhar o seu conhecimento e assim construir uma rede de sustentabilidade com potencial para ecoalizar o vizinho, a rua, o bairro, o país e o mundo. Afinal, cada ação sustentável pode (obviamente) fazer muita diferença. E aí, vamos nessa?
Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Comments

  1. Luciano

    abril 4, 2024

    Você mesmo disse que a árvore estava morrendo!
    Ela não foi vendida, foi transformada em escultura! Ainda está aqui. Como outras árvores mortas estão pela ilha inteira!!!

Leave a Reply

Fique por dentro das últimas
novidades em sustentabilidade!

Inscreva-se na nossa newsletter e seja um agente da mudança!