Make your inbox happier!

Subscribe to Our Newsletter

Expedição de limpeza de praias no litoral de SC e PR  identificou mais de 50 rótulos de diferentes, incluindo Japão, Malásia e Turquia

A Expedição Oceano Protegido Brasil, liderada pela ONG Eco Local Brasil, já retirou mais de 13 toneladas de lixo das praias do litoral Norte de Santa Catarina e do Paraná. A iniciativa, que começou em agosto, recolheu cerca de 9 toneladas de resíduos em Santa Catarina e 4 toneladas no Paraná, passando por praias de …

A Expedição Oceano Protegido Brasil, liderada pela ONG Eco Local Brasil, já retirou mais de 13 toneladas de lixo das praias do litoral Norte de Santa Catarina e do Paraná. A iniciativa, que começou em agosto, recolheu cerca de 9 toneladas de resíduos em Santa Catarina e 4 toneladas no Paraná, passando por praias de difícil acesso e pouco habitadas.

Um dado alarmante levantado pela equipe revela que mais de 50% das garrafas plásticas retiradas possuem rótulos de outros países, como Turquia, Malásia e Japão, com mais de 50 rótulos internacionais catalogados até o momento. Esse dado evidencia a escala global do problema do lixo nos oceanos, alertando para a necessidade de ações conjuntas e internacionais.

Atualmente a expedição está em sua reta final no litoral do Paraná. Até o dia 27/10 a equipe estará em um trecho de 21 km entre a Praia de Leste a Pontal do Sul. Dia 28, com a presença da equipe do Voz dos Oceanos, e apoio operacional do Instituto Água e Terra  iniciam a etapa nas ilhas paranaenses, seguindo até o dia 30 de setembro.

Os resíduos recolhidos não apenas serão eliminados do meio ambiente, mas também transformados em produtos sustentáveis, como acessórios para surf, brinquedos e mobiliário urbano. “Cada item coletado nas praias conta uma história de descaso ambiental que atravessa fronteiras, e queremos mostrar como podemos transformar esse problema em uma solução sustentável.”, diz Filipe Oliveira, coordenador da ONG.

A expedição conta com o apoio de patrocinadores como Hidratei, Grupo Clean Plastic, Evoke, Core Case, Handline Brasil, Madeplast e Fuplastic, além da participação de moradores locais e instituições ambientais.

Larissa Martins

Larissa Martins

A @lariecoaliza acredita que sustentabilidade é um exercício de cidadania que deve ser praticado por todos: governos, empresas privadas e população. E depois de anos praticando a sustentabilidade sozinha – do jeito que aprendeu com os seus pais – entendeu que chegou a hora de compartilhar o seu conhecimento e assim construir uma rede de sustentabilidade com potencial para ecoalizar o vizinho, a rua, o bairro, o país e o mundo. Afinal, cada ação sustentável pode (obviamente) fazer muita diferença. E aí, vamos nessa?
Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Leave a Reply

Fique por dentro das últimas
novidades em sustentabilidade!

Inscreva-se na nossa newsletter e seja um agente da mudança!