Make your inbox happier!

Subscribe to Our Newsletter

População se mobiliza contra o retorno dos rodeios em São Paulo

Após quase uma década sem rodeios, um projeto de lei apresentado pela vereadora Zoe Martinez (PL-SP) ameaça trazer de volta essa prática cruel à capital paulista. A proposta, que revoga uma importante conquista dos ativistas pelos direitos animais, tem gerado forte reação da sociedade civil. Uma petição online intitulada "Diga não ao retorno dos rodeios …

Após quase uma década sem rodeios, um projeto de lei apresentado pela vereadora Zoe Martinez (PL-SP) ameaça trazer de volta essa prática cruel à capital paulista. A proposta, que revoga uma importante conquista dos ativistas pelos direitos animais, tem gerado forte reação da sociedade civil. Uma petição online intitulada “Diga não ao retorno dos rodeios na cidade de São Paulo!” já ultrapassou 21.900 assinaturas na plataforma Change.org, refletindo a indignação popular contra o retrocesso.

Além da mobilização digital, um grupo organizado da sociedade civil está se preparando para pedir uma audiência pública que repudie a proposta e, com isso, realizar a entrega oficial deste abaixo-assinado como um sinal de união e oposição em massa contra os rodeios. A ação tem como objetivo pressionar os legisladores a repensarem a proposta e avançarem na proteção dos direitos dos animais.

A petição online tem se mostrado fundamental ao materializar as vozes de milhares de pessoas que, através de suas assinaturas, estão defendendo o bem-estar animal. Cada assinatura representa um compromisso coletivo com a ética e com o fim da exploração cruel dos animais. Essa mobilização é a prova de que a luta por uma cidade mais justa e humanitária é forte e crescente.

O projeto de lei ignora um consenso global sobre a necessidade de proteção aos animais e desconsidera os métodos cruéis empregados nos rodeios. Para que um touro ou cavalo “se apresente” em uma arena, ele é submetido a cordas apertadas na virilha, choques elétricos e esporas afiadas, provocando sofrimento extremo. Além disso, muitos animais sofrem fraturas, lesões graves na coluna ou morrem devido ao estresse e maus-tratos.

“A proposta da vereadora ignora um consenso crescente no mundo de que o bem-estar animal não é negociável. O argumento econômico, usado por ela para justificar o retrocesso e a violência, também não se sustenta. Em um mundo que avança em direção a práticas mais éticas e sustentáveis, insistir em rodeios é fechar os olhos para um futuro mais justo e harmônico para todos”, afirma Silvana Andrade, presidente da ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais).

A petição contra o retorno dos rodeios segue ganhando força e pode ser assinada no link: https://www.change.org/NaoRodeiosEmSP

Larissa Martins

Larissa Martins

A @lariecoaliza acredita que sustentabilidade é um exercício de cidadania que deve ser praticado por todos: governos, empresas privadas e população. E depois de anos praticando a sustentabilidade sozinha – do jeito que aprendeu com os seus pais – entendeu que chegou a hora de compartilhar o seu conhecimento e assim construir uma rede de sustentabilidade com potencial para ecoalizar o vizinho, a rua, o bairro, o país e o mundo. Afinal, cada ação sustentável pode (obviamente) fazer muita diferença. E aí, vamos nessa?
Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Leave a Reply

Fique por dentro das últimas
novidades em sustentabilidade!

Inscreva-se na nossa newsletter e seja um agente da mudança!